Destaque para outras Almas Nuas

sábado, 21 de janeiro de 2017

Quem Você É se Reflete em Tudo o que Você Faz.




"Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequênciasde sua ação." (Skinner, 1957).


Ontem comecei uma restauração no jardim e por isto acabei não aparecendo por aqui, perdão!
Fiquei devendo um texto inspirado na postagem da amiga Mary com sua redecoração em sua casa. Em vez de sentar e escrever, fui mudar o jardim e ao longo do texto vão compreender a similaridade das coisas...
Skinner (Susquehanna, Pensilvânia, 20 de Março de 1904 — Cambridge, 18 de Agosto de 1990) foi autor e psicólogo americano.
Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical , abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do suposto individuo.
Para ele, o indivíduo modifica o mundo sofrendo depois as consequências da própria mudança que realizou.
Existem aquelas conhecidas frases que circulam na internet que dizem: "Você modifica o mundo quando modifica dentro de você" ou "A realidade é você quem cria"... Elas são um resumo do que Skinner disse... A ideia é bem mais complexa do que as frases...
Nada na sua Vida - muito menos as mudanças - irão acontecer sem atitude, sem um processo lento e sem acreditar. Não existe uma receita rápida nem uma varinha de condón que vupt: faz tudo acontecer do nada! Todos os processos de mudança são como a semente...
Se você por iniciativa própria ou por impulso decidir mudar alguma coisa ao seu redor, irá sofrer as consequências das mudanças que você mesmo gerou. Se você mudar dentro de você, irá colher as consequências destas mudanças percebendo tudo mudando ao seu redor.
"-Ah, mas não existe fórmula mágica! Como assim?".
O imediatismo nos leva a querer mudanças e soluções rápidas e práticas. Gera impulsos que nos fazem 'meter os pés pelas mãos', nos levando a tomar escolhas "erradas"... Aquela escolha surtirá efeito a curto prazo pois, irá satisfazer um desejo ou necessidade imediatamente. Mas, com o passar de pouco tempo, se fará necessária nova escolha ou haverá as consequências da escolha feita. Você ficará preso a um círculo vicioso onde uma escolha mal feita levará a outra porque, sofremos as consequências das mudanças que criamos.
Quando você muda dentro de você, os problemas continuam no mesmo lugar, a paisagem continua a mesma, as pessoas continuam sendo quem são, mas, muda o modo como você encara os problemas e você já não se foca mais neles mas, em soluções. Muda o modo como você contempla a paisagem. Muda o modo como você lida com as pessoas. Muda o modo como você interpreta e encara o mundo!
Segundo a Psicologia Comportamental (Behaviorismo) seu mundo interior reflete-se no mundo exterior. Seu estado interno se manifesta em todas as suas ações, por mais sutis que sejam.
Quando a Mary decidiu reformar a casa, manifestou uma necessidade de mudança interior em processo. Mudar a casa e deixá-la confortável, mais iluminada, em ordem, reflete como ela se sente: ela está exteriorizando o que está acontecendo dentro dela!
Como já disse, meu jardim é a materialização da minha Alma: se o jardim não estiver bonito, algo está errado dentro de mim. Restaurar e mudar o jardim também manifesta um desejo de mudança e renovação!
Quando chegamos neste nível, temos uma nova perspectiva de vida, há muita esperança, há novos projetos surgindo e sonhamos mais!
Se você não está conseguindo com que a solução encontrada surta efeito... Se você não está conseguindo a mudança necessária... Mude dentro de você! Lembre-se do macarrão queimado! Mude sua perspectiva, seu modo de ver as coisas fazendo mudanças internas!

Shimada Coelho/2016
Licença Creative Commons
Quem Você É se Reflete em Tudo o que Você Faz. de Shimada Coelho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem vindo!
Obrigada por comentar!